Páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Por que jejuar?

8 - Nós Jejuamos quando buscamos a direção de Deus.


"Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens.Porque tive vergonha de pedir ao rei, exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho; porquanto tínhamos falado ao rei, dizendo: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira contra todos os que o deixam. Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações." (esdras 8.21-23)


Quando você precisa da direção de Deus ou se encontra confuso acerca de qual caminho tomar, a melhor coisa que você pode fazer é jejuar e orar. Encontramos vários exemplos na bíblia que Deus responde a oração e opera com o jejum! 

"E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza. E orei ao SENHOR meu Deus, e confessei, e disse: Ah! Senhor! Deus grande e tremendo, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos; Pecamos, e cometemos iniqüidades, e procedemos impiamente, e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos;" (Daniel 9:3-5)

Por que jejuar?

7 - Nós Jejuamos em  tempo de crise.


O Homem sempre recorrei a Deus em oração e jejum em tempo de crise. O livro de Ester registra o que, provavelmente, foi o tempo mais critico da história do povo judeu. Embora o brutal massacre imposto aos judeus por Hitler exterminasse cerca de seis milhões de judeus na Segunda Guerra, milhares de judeus ainda viviam em outros países no mundo. No tempo de Ester, entretanto, os judeus ainda não tinham sido dispersos e Hamã estava, literalmente, na eminência de ter sucesso em seu objetivo macabro de destruir toda a raça judia. O rei medo-persa já tinha assinado o atestado de óbito daquela nação, quando Ester trouxe uma palavra aos judeus. Ela lhes pediam para estarem em um propósito de Jejum antes dela arriscar a sua vida ao entrar na presença do rei e pedir misericórdia para o seu povo.

"Então disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu: Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci." (Ester 4.15-16)

Em tempos de crise, o ideal é procurarmos estar em, jejum, nos abstendo de toda e qualquer comida e bebida, de forma prudente. (respeitando o seu organismo)  Ester pediu a seu povo que estivesse jejuando por três dias e, no final deste período, Deus transformou toda aquela situação em que se encontrava o seu povo, trazendo poderosa liberação.

Novamente, segundo Livro das Crônicas 20, Judá estava para ser destruída pelos seus inimigos quando, o rei Josafá ordenou ao seu povo um Jejum. Como resultado, eles foram testemunhas de um dos mais dramáticos atos  de libertação sobrenatural registrados na Bíblia.