Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2011

terça-feira, 31 de maio de 2011

Templo e Morada do Espírito Santo

"Não sabei vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós é santo" (1 Coríntios 3.16, 17).

Pensando nisto...

Comece numa academia: Perder peso e ganhar massa estabelecem uma imagem mais comprometido, saúde e confiabilidade. Como se não bastasse tudo isso, ganhar abdominais, que tanto está na moda hoje em dia, fará com que os olhares tripliquem, quando você passar. {Preciso voltar a malhar}

Produtos: Existem inúmeros cosméticos que ajudam a perder a oleosidade da pele, disfarçar rugas e imperfeições, entre outras coisas. Por que não usá-los afinal?

Cuide do visual: Roupas boas e ajustadas ao seu tipo de corpo ajudam e muito na hora... Vestir-se bem pode realçar sua beleza.


[Para os Homens] Opinião feminina: Normalmente elas têm muito mais noção de moda e beleza do que nós e podem dar valiosas dicas.

Não exagere: Encanar demais com a beleza é deixar de lado outras características como carisma, ambição entre outras que já conhecemos,([para os homens] fora que pintar as unhas ou depilar-se constantemente não serão atributos determinantes na hora de conseguir ou não uma garota). Foque-se unicamente em melhorar a aparência e evite exageros. Pessoas exageradas passam uma noção de que só tem olhos para si próprios, demonstram insegurança (alguém que só consegue ser aceito pela aparência e não tem mais nada interessante), para além de demonstrar que passam muito tempo dedicando-se a si próprios, significando que não sobrará tempo para dedicar aos outros.

Tenha paciência: Esse é o problema de muitos que começam uma academia. Começam numa semana e já querem estar magros, definidos na outra. A academia, bem como o uso de cosméticos são benefícios que serão notados a médio e longo prazo, no entanto ajudam muito na aparência. Continue treinando e aguarde alguns meses: o resultado na melhoria da aparência será visível.

Como sempre tem aqueles que querem ser santos de mais e vem mostrar Eclesiastes 1:2 "Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade." ou 1:14 "Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento.


Nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26). Somos feitura sua, criados para o louvor da sua glória. Deus colocou em nós o fôlego de vida e fomos criados para sermos sua habitação. Ele fez tudo isso para vir morar dentro de nós. Portanto, nosso corpo deve refletir a santidade d'Ele. Para isso acontecer temos que cuidar de nosso corpo com zelo.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Festa da Colheita X Festas Junina

Ontem fui abordado por um jovem com seguinte pergunta: “Crente pode dançar são João? Se não, por quê não?” resolvi escrever sobre isso e explicar a diferença entre a Festa da Colheita e a festa junina!
Festa Junina
Também chamada festa de São João são festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 25 de dezembro, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "festa de São João".

Fogueiras
De origem europeia, as fogueiras juninas fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão. Assim como a cristianização da árvore pagã "sempre verde" em árvore de natal, a fogueira do dia de "Midsummer" (25 de dezembro) tornou-se, pouco a pouco na Idade Média, um atributo da festa de São João Batista, o santo celebrado nesse mesmo dia. Ainda hoje, a fogueira de São João é o traço comum que une todas as festas de São João europeias (da Estônia a Portugal, da Finlândia à França). Uma lenda católica cristianizando a fogueira pagã estival afirma que o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.

O uso de balões
O uso de balões e fogos de artifício durante o São João no Brasil, está relacionado com o tradicional uso da fogueira junina e seus efeitos visuais. Este costume foi trazido pelos portugueses para o Brasil, e ele se mantém em ambos lados do Atlântico, sendo que é na cidade do Porto, em Portugal, onde mais se evidência. Fogos de artifício manuseados por pessoas privadas e espetáculos pirotécnicos organizados por associações ou municipalidades tornaram-se uma parte essencial da festa no Nordeste, em outras partes do Brasil e em Portugal. Os fogos de artifício, segundo a tradição popular, servem para despertar São João Batista. Em Portugal, pequenos papéis são atados no balão com desejos e pedidos.

Os balões serviam para avisar que a festa iria começar; eram soltos de cinco a sete balões para se identificar o início da festança. Os balões, no entanto, constituem atualmente uma prática proibida por lei em muitos locais, devido ao risco de incêndio.

A Quadrilha
A quadrilha brasileira tem o seu nome de uma dança de salão francesa para quatro pares, como na Europa entre os começos do Romantismo e a Segunda Guerra Mundial. A quadrilha, como outras danças brasileiras tais que o pastoril, foi sistematizada e divulgada por associações municipais, igreja (Católica Apostólica Romana) e clubes de bairros, sendo também defendida por professores e praticada por alunos em colégios e escolas, na zona rural ou urbana, como sendo uma expressão da cultura cabocla e da república brasileira. Esse folclorismo acadêmico e ufano explica duma certa maneira o aspecto matuto rígido e artificial da quadrilha.

No entanto, hoje em dia, essa artificialidade rural é vista pelos foliões como uma atitude lúdica, teatral e festiva, mais do que como a expressão de um ideal folclórico, nacionalista ou acadêmico qualquer. Seja como for, é correto afirmar que a quadrilha deve a sua sobrevivência urbana na segunda metade do século XX e o grande sucesso popular atual aos cuidados meticulosos de associações e clubes juninos da classe média e ao trabalho educativo de conservação e prática feito pelos estabelecimentos do ensino primário e secundário, mais do que à prática campesina real, ainda que vivaz, porém quase sempre desprezada pela cultura citadina.

Festa da Colheita
Também chama de Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no décimo dia depois do dia da Ascensǎo de Cristo. Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo. Para os Cristāos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do Dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém.

A Festa era:
  •   A Festa das Colheitas era alegre e solene (Dt 16.11);
  •  A celebração era dedicada exclusivamente a Javé (Dt 16.10);
  • Era uma festa ecumênica, aberta para todos os produtores e seus familiares, os pobres, os levitas e os estrangeiros (Dt 16.11). Enfim, todo o povo apresentava-se diante de Deus. Reconhecia-se e afirmava-se o compromisso de fraternidade e a responsabilidade de promover os laços comunitários, além do povo hebreu;
  •  Agradecia a Deus pelo dom da terra e pelos estatutos divinos (Dt 15.12);
  • Era uma "Santa Convocação". Ninguém trabalhava (Lv 23.21);
  • Era celebrado o ciclo da vida, reconhecendo que a Palavra de Deus estava na origem da vida "da semente" da árvore " do fruto " do alimento " da vida...
Hoje Pentecostes é:
Pentecostes é o símbolo do Cenáculo, onde os Apóstolos se reuniram, pela primeira vez, à espera do Espírito Santo. No Cenáculo, desde a fundação, a comunidade cristã aí se reúne, para ser conduzida pelo Sopro Inspirador, compartilhando o amor em Cristo. Atualmente o 50º dia após a Páscoa é considerado pelos cristãos o dia de Pentecostes. 

Pentecostes é quando o Espírito Santo visita os apóstolos e desce sobre eles, na forma de fogo (representação). A partir daí os apóstolos passam a pregar o Evangelho em línguas estranhas: Há ação do Espírito Santo no ser humano sempre que este se converte dos seus pecados, pelo arrependimento, e passa a crer em Jesus Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador, pedindo a Deus que lhe revista e encha do Espírito Santo. 

Tal experiência é chamada de batismo no Espírito Santo. Isto tem ocorrido durante toda a história do cristianismo, sendo enfatizado, especialmente, com o surgimento das primeiras Igrejas Protestantes, as quais enfatizam os dons do Espírito, ou pelos membros da Carismática (Igrejas Renovadas).

Ficou um pouquinho grande, mas você pode perceber a grande diferença entre as festividades! Uma Pagã outra Cristã!

Algumas Igreja estão realizando Festa da Colheita colocando balões, fogueiras, bandeirinhas, danças folclóricas... não realizando assim o verdadeiro significado da Festa da Colheita, que é ter um coração grato a Deus, oferecendo-lhe as primícias e ser cheio do Espírito Santo. 

"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores." Salmos 1:1