Páginas

sábado, 30 de junho de 2012

NÃO FURTARÁS

Lendo o oitavo mandamento "Não furtarás", e pensei, mas furtar o que? Qual o significado deste mandamento? Ele se refere somente a subtração de coisa alheia móvel para si ou para outrem, com fim de assenhoramento definitivo (Art. 155 Código Penal Brasileiro) ou quer dizer mais?


Em Gênesis é narrada a história de Jacó e Labão sobre as ovelhas salpicadas e negras. Em Gênesis 31:20, 26 e 27, encontramos "furtar o coração". O versículo diz: "E Jacó logrou a Labão [igual a furtou o coração de Labão], o arameu, não lhe dando a saber que fugia". Portanto, furtar o coração é enganar. Este também é um dos sentidos de furtar. "Não furtareis [igual a não enganareis], nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo" (Levítico 19:11). 

Porém, é comum o furto de objetos materiais, como prata, ouro, jóias e etc. Lembro de Raquel que ao sair de casa, Raquel "furtou os ídolos do lar que pertenciam a seu pai" (conforme Gênesis 31:19, 30, 31). Esses artigos tinham apenas o valor sagrado, mas representavam também a transmissão da herança. Ao tomar posse desses ídolos, Raquel estava garantindo o seu direito à herança.

Hoje encontramos casos de engano que diz respeito ao anúncio da mensagem de Deus. Por intermédio de Jeremias, Deus condena aqueles profetas que proclamavam seus próprios sonhos e visões como sendo Palavra de Deus: "Portanto, eis que eu sou contra esses profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu companheiro" (Jeremias 23:30). Esse furto atualmente tem sido presente nas Igrejas, quando dizem: "Deus disse" ou "Deus me revelou" para controlar a vida de outras pessoas (manipular),que não sabem que tudo não passa de um furto da Palavra de Deus.

A Igreja de Cristo (nós) vem sendo furtada, furto da confiança, da credibilidade, da verdade, da alegria, do amor... Mas o nosso Deus opera de forma diferente!

‘‘Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.’’
Filipenses 4:8-9

Façamos a diferença, sejamos sal e luz neste mundo de trevas!


Marcel RMSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário