Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Não Desista

Encontramos como definição da palavra "desistir" não prosseguir, renunciar e etc. Quando aceitamos o reinado de Jesus na nossa vida, temos de renunciar muitas coisas, rejeitar as nossas vontades e atitudes, abrindo assim espaço para o Santo Espírito operar me nós e através de nós.

Mas ser um Cristão fiel é difícil e muitas vezes vivemos situações que nos levam a desistir... Muitos personagens da Bíblia também enfrentaram estas dificuldades. Trago abaixo só 10 [poderia ser muito mais...] exemplos que podem ajudar-nos a fortalecer nesta caminhada até a vitória.


1º - Creia na Fidelidade de Deus.
"O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do SENHOR refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam".  II Samuel 22:31

2º - Quando somos ridicularizados, maltratados.
Devemos lembrar o que Jesus falou em Mateus 10:22 “E sereis odiados de todos por causa do meu nome, mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo.”

3º - Quando estamos sem fé! (Tenha fé!)
Abraão teve fé o suficiente para acreditar na promessa feita por Deus. Já com quase 100 anos, tinha certeza que Deus não falharia. “Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela.”
Gênesis 17:16.

4º - Crer mesmo quando os nossos companheiros e irmão não acreditam
Sara (esposa de Abraão) não acreditou e até riu quando ouviu a palavra de Deus. O Senhor disse a Abraão: “Por que se riu Sara, dizendo: Será verdade que darei ainda à luz, sendo velha? Acaso, para o Senhor há coisa demasiadamente difícil?” Gênesis 18:13-14

5º - Quando não estamos entendendo nada... 
Chegamos as vezes a questionar a Deus, por as coisas não fazerem sentido ou não entendemos as situações. Lembremos que em 1 Coríntios 1: 25-31 Ele confunde tudo para nos abençoar!...
Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.”  1 Coríntios 1:25-31

6º - Quando nos sentimos só, abandonado... (Deus esta Sempre com Você)
Devemos sempre lembrar que nos momentos difíceis ou não Deus está sempre conosco! A Bíblia nos confirma isto com história de José...
Gênesis 39:3 Vendo Potifar que o SENHOR era com ele e que tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em suas mãos,
Gênesis 39:23 E nenhum cuidado tinha o carcereiro de todas as coisas que estavam nas mãos de José, porquanto o SENHOR era com ele, e tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava.
Na vida de José vemos que Deus continuou com ele em vários momentos e também está conosco em situações semelhantes em qualquer situação.

7º - Quando tememos a ação do Mal (Inimigo) 
Chegamos a buscar maneiras de fugir dele e esquecemo-s do que esta escrito em Romanos 12.21  “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.”

8º - Esmorecemos por não consegui agradar a Deus e achamos que estamos nos afastando de Deus. Devemos sempre lembrar de Romanos 8:38 -39  “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”

9º - Quando não temos opção a não ser esperar (paralitico no tanque de Betesda) o Senhor vem ao nosso encontro.
“E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.”
João 5:5-9

10º - Quando achamos que não vamos vencer.
Nenhum sofrimento e nenhuma criatura podem nos separar do amor de Cristo. 
“Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. (37)Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 8:31-39


“...e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.” Apocalipse 2:3

Persevere, não desista, insista, persista... Espere e confie no Senhor, Ele é fiel e te abençoará!!!

Medite neste louvor...




Marcel RMSS

quarta-feira, 22 de maio de 2013

A Simbologia acerca do Espírito Santo

A Bíblia utiliza vários símbolos para falar do Santo Espírito de Deus! Gostaria de compartilhar alguns...


FOGO
No evangelho de Lucas 3:16 diz: "João respondeu a todos: "Eu os batizo com água. Mas virá alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de desamarrar as correias das suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo." Encontramos o simbolismo do fogo bem diversificada e operações para corrigir os defeitos da nossa natureza e nos leva a fazer a vontade de Deus.

a) O FOGO QUEIMA
Uma das formas da presença de Deus (Hebreus 12:29). Deus é chamado de “fogo consumidor”, e temos aqui uma referencia à manifestação da ardente santidade de Deus. (Êxodo 3:2).

b) O FOGO CONSUME
Consome o que é combustível como exemplo madeira, palha, feno... (1 Corintios 3:13-15). O Espírito Santo é contra a falsidade, o que não feito com amor e não que não glorifica a Deus.

c) O FOGO LIMPA
Somente o fogo pode purificar. O Santo Espírito refina, através da sua santidade nos purifica e destrói o pecado pelo fogo (Isaías 6:6-7 e Números 3:3-4).

d) O FOGO NOS LEVA A CONTRIÇÃO
Com o calor do fogo há materiais que derretem. O fogo do Espírito Santo derrete os nosso corações nos levando a viver as experiências como em Atos 2 (Pentecostes).

g) O FOGO ILUMINA
Israel era guiado a noite por uma coluna de fogo (Salmos 78:14). O Espírito Santo nos guia no caminho da verdade. (Gálatas 5:18).


VENTO 
"E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados."Atos 2:2. Não se vê o vento, mas sentimos e sabemos é real. 

"O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito." João 3:8. Este versículos deixa bem claro que o Santo Espírito não depende do homem. A mesma palavra “pneuma” que é usada em referencia ao Espírito Santo, também é traduzida por “vento”, “ar” ou “fôlego”. Deus soprou em Adão o fôlego da vida e ele tornou-se alma vivente. Este mesmo vento "soprou" sobre os discípulos e os encheu do Santo Espírito (João 20:22). 
a) VIDA
Três quartos da alimentação dos homens e dos animais vem do ar- oxigênio.  Também a vegetação depende da alimentação que provem do ar. Podemos viver alguns dias sem outros tipos de alimentos, mas sem o ar, apenas por alguns minutos. A grande lição é que sem o Espírito Santo não há vida espiritual! (Ezequiel 37:9,10).

c) PODER
Como o vento forte e impetuoso, o Espírito Santo manifestou-se, onde os cristãos primitivos estavam reunidos no dia do Pentecostes. Eles foram cheios do poder e dos dons sobrenaturais. (Atos 2:2;37-41).

d) REFRIGÉRIO
O vento muda a sensação térmica, refresca, ameniza o calor. O Espírito Santo opera muito parecida levando os cristãos a um refrigério da presença de Deus. O vento (oxigênio) também alimenta o fogo o que simboliza uma ação simultânea do Espírito Santo. O vento é a atmosfera em movimento e tem caráter permanente, o que ensina que o Pentecostes deve continuar presente até a volta do nosso Salvador (Jesus Cristo). (Atos 2:1-4).


ÁGUA 
"E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado." João 7:37-39

a) ORIGEM 

Cristo, a fonte (João 7:37-38). A chuva vem do céu (Isaías 55:10), o Espírito Santo foi enviado do céu. (Atos 2:33).

b) QUANTIDADE

A água é abundante é indispensável para vida, nosso corpo tem a média de 70% de água, dois terços da terra é de água...
b.1 – Água de um odre, insuficiente (João 7:37). Simboliza a acomodação de uma vida espiritual fraca e raquítica.
b.2 – Água de um poço, limitada (João 4:6,13). Embora as portas do céu estejam abertas, a proporção que recebemos depende da nossa disposição de buscar.
b.3 – Água a jorrar , ilimitada (João 4:14). “Fonte a jorrar para a vida eterna”. Escolha sua parte!

c) UTILIDADE

A água sacia a sede (Salmos 42:2; 23:2). Estas é uma das ações do Santo Espírito. A água faz brotar as árvores e a erva (Jó 14:9; Isaías 44:4), assim também o Espírito Santo renova e produz frutos em nossas vidas. (Gálatas 5:22; Salmos 104:30). A água limpa (Hebreus 10:22) assim o Espírito Santo nos lava (Tito 3:5). A água fertiliza e faz prosperar (Isaías 44:3). Estas utilidades são reais e representam as benções do Espírito Santo que temos experimentado e podem ser utilizadas por quantos quiserem buscar com fé. 
A água é indispensável a vida e tem poder renovador, restaurador e refrigerador da presença de Deus através do Espírito Santo. Nada vive sem água, como também não vivemos sem o Espírito Santo.


ÓLEO

Nas escrituras o óleo é também um símbolo do Espírito Santo (Zacarias 4:2-6). Era usado nas solenidades de unção e consagração de profetas, sacerdotes e reis (Êxodo 30:30; Levítico 8:12; 1 Samuel 10:1: 16:13; 1 Reis 13:16). O óleo é considerado símbolo do Espírito Santo porque era usado nos rituais do Antigo Testamento. 
Aplicação simbólica do Óleo (azeite):
1 – Azeite na orelha – Levítico 14:17 – Habilitação para ouvir a voz de Deus  (Apocalipse 2:17).
2 – Azeite na mão – Levítico 14:17 – Habilitação para o trabalho de Deus (Zacarias 4:6).
3 – Azeite no pé – Levítico 14:17 – Habilitação para andar nos caminhos do Senhor (Gálatas 5:16).
4 – Azeite no rosto – Salmos 104:15 – Brilho de alegria espiritual (2 Corintios 3:18).
5 – Azeite em outras vasilhas – 2 Reis 4:4-6 – Bênçãos para outras pessoas (Romanos 5:5).
6 – Azeite nas feridas – Lucas 10:34 – Símbolo de restauração pelo Espírito Santo (Lucas 4:18).

Composição e uso especial do Óleo (azeite): 

1 – Era proibido fabricar outro óleo com a mesma composição (Êxodo 30:32,33), ninguém podia imitar o Espírito Santo.

2 – Era proibido usara o óleo sagrado para fins particulares assim também o Espírito Santo não pode ser usado mas,  Ele usa os servos de Deus (Êxodo 30:32).


3 – Além disso o óleo era usado para alimentar, iluminar (as lâmpadas do templo), curar as enfermidade, suavizar a pele, etc. Da mesma maneira o Espírito Santo alimenta, ilumina, lubrifica, cura e suaviza a alma, glória a Deus pelo dom do Seu Espírito Santo.



SELO

Efésios 1:13 e 2 Timóteo 2:19

O selo é prova de posse, legalidade e autoridade do Espírito Santo. O selo do cristão é o Espírito Santo e o selo tem relação com os recebimento dos Dons do Espírito Santo. Como Jesus foi batizado nos igualmente precisamos ser também. Jesus foi batizado, selado, pela razão de Seus próprios méritos (Mateus 3:16) e nós somos selados pelos méritos de Jesus (1 Corintios 1:30 e Romanos 8:32).



POMBA 

O Espírito Santo desceu sobre os discípulos como fogo (pois havia o que queimar). Sobre Jesus, veio em forma de uma pomba que simboliza a pureza e inocência de Cristo. 
a) A pomba saiu da arca depois do juízo do sepultamento da terra nas águas e sua imersão (Gênesis 8:8-12).  O Espírito Santo veio do céu sobre os discípulos depois do juízo que caiu sobre Jesus por causa dos nossos pecados. Seu sepultamento e ressurreição (Atos 2:14; Romanos 6:3-5)

b) A pomba saiu da arca (Gênesis 8:8). O Espírito Santo veio através da arca – Cristo (Lucas 24:29; Atos 2:33).


c)A pomba foi enviada três vezes e na terceira vez ficou. (Gênesis 8:8,9: 10:11-12). O Espírito Santo foi enviado três vezes: a primeira sobre os profetas, a segunda sobre Jesus e a terceira no Pentecostes sobre a Igreja e veio para permanecer com ela. ( 1 Pedro 1:10,11; Mateus 3:16; Atos 2:1-4; João 14:16-17). A pomba é uma ave limpa e era usada para sacrifícios (Lucas 2:24). Geralmente, se admite que este símbolo (a pomba) fala de gentileza, pureza e paciência.  Não há dúvida de que estas virtudes são próprias do Espírito Santo e determinam a maneira como Ele age no crente para produzir estas qualidades dignas do céu.


domingo, 19 de maio de 2013

Pentecostes

     Pentecostes é uma das celebraçőes importantes do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no sétimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus. Isto porque ele ficou quarenta dias após a ressurreição dando os últimos ensinamentos a seus discípulos, somando aos três dias em que ficou na sepultura somam quarenta e três dias, para os cinquenta dias que se completam da páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram sete dias; e foram estes os dias em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.


     Pentecostes é uma celebração histórica e também esta ligada ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinai, cinquenta dias depois do Êxodo. Para os cristāos  Pentecostes também é a celebração da descida do Santo Espírito sobre os apóstolos (Narrado em Atos 2).

     Os Apóstolos foram chamados um dia para serem seguidores de Cristo, largaram tudo... o peso, fardo, culpa, vícios, pecado e se fizeram dependentes de Deus. Aprenderam a ouvir e colocar em prática os ensinamentos do Mestre, depois de prontos o Santo Espírito os encheu com seus dons. 

     Pentecostes não mudou! O Mestre continua nos chamando, para vivermos junto com Ele e aprendermos d’Ele. Se entregue, não resista, aprenda, cresça espiritualmente, se envolva... e o Santo Espírito será abundante na sua vida.
Marcel RMSS