Páginas

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Uma Igreja Viva e Relevante (Marcante, Impactante, que faz a diferença...)


Ministração do Domingo 27.10.2013 as 18h30min
Aniversário da Igreja Episcopal Carismática - Paróquia Betesda

Graça e Paz! Hoje o Senhor a nossa Paróquia (IECB - Paróquia Betesda) completa mais um ano, são quatros aninhos, uma comunidade nova, recente... mas que esta fazendo a diferença! Gostaria nesta noite de apresentar a Igreja a você visitante e trazer a memória dos membros as características de nossa comunidade! 


Bom... Em  1º Lugar esta é uma Igreja de SERVE!   
"Vós bem sabeis como foi que me conduzi entre vós em todo o tempo, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, servindo ao Senhor com toda a humildade, lágrimas e provações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram,". O maior exemplo e a melhor definição sobre serviço foram dados por Jesus, quando disse: "Pois o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos." (Mc 10.45)
Reconhecemos que o pecado destruiu esta característica natural e espontânea dos seres humanos. O que deveria ser algo prazeroso e desejável, tornou-se uma atitude a ser conquistada com muito esforço. Pela fé e fortalecido pelo poder do Espírito Santo de Deus servimos as pessoas e obra do Senhor. Há um grande preço a ser pago, mas também há uma grande recompensa.


2º Esta é uma Igreja que PREGAÇÃO!"jamais deixando de vos anunciar cousa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa,...Agora, eu sei que todos vós, em cujo meio passei pregando o reino, não vereis mais o meu rosto. Portanto, eu vos protesto, no dia de hoje, que estou limpo do sangue de todos; porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus." (At 20.20,12,25-27).
"E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo." (Rm 10.17) A pregação é o alicerce sobre o qual a Igreja é edificada. Qualquer ação ou serviço, sem uma doutrina correta, torna-se um trabalho em vão e até mesmo uma heresia.

3º Esta é uma Igreja CHEIA DO ESPÍRITO SANTO E ACEITA A SUA MANIFESTAÇÃO! 

"E, agora, constrangido em meu espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que ali me acontecerá, senão que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me assegura que me esperam cadeias e tribulações." ( At 20.22-23). "Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E há também diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. A manifestação é concedida a cada um visando um fim proveitoso." (1 Co 12.4-7). Sem a presença e as manifestações do Espírito Santo a Igreja não passa de um corpo sem vida, inútil.

4º Esta é uma Igreja COMPROMETIDA!

"Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus." (At 20.24)
O Apóstolo Paulo expressa diante dos presbíteros de Éfeso, reunidos no "Retiro Espiritual de Mileto", do seu compromisso com a causa que ele um dia abraçou no Caminho de Damasco. A Igreja depende para o seu desenvolvimento do Compromisso de sua Liderança e de seus membros.
"Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus." (Lc 9.62)

5º Esta é uma Igreja que tem LIDERES E PASTOR!

"Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue." (At 20.28)
"Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado." (Hb 3.12,13)
A saúde espiritual da Igreja depende da mutualidade de seus membros. A Liderança tem o papel de ser modelo do rebanho, mas não de exercer sozinha o pastoreio.

6º Esta é uma Igreja PERSEGUIDA!
"Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando cousas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles." (At 20.29,30)
"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar." (1 Pe 5.7)
A perseguição é consequência da ação da Igreja. Não devemos desejar ser perseguidos, mas temos que obrigatoriamente nos preparar para ela.

7º Esta é uma Igreja de ORAÇÃO!
"Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um...Tendo dito estas cousas, ajoelhando-se, orou com todos eles." (At 20.31,36)
A oração é como a fiação que liga a fonte de energia à lâmpada. Há um grande poder disponível que esta Igreja tem usado para cumprir a sua missão, que a Oração. A Igreja precisa sempre ligada a Deus pelo instrumento da oração.



Esto é um pouco de nossa Paróquia, Mas... lembro a você que o Senhor nos chamou para sermos Igreja!
Igreja não é o Templo (prédio), púlpito, cadeiras, lideres... Igreja somos nós, o ''Verdadeiro templo do Senhor!" (1 Coríntios 6:19)
Deus nos chamou para SERMOS IGREJA e não só IRMOS A IGREJA! Ir a Igreja é muito simples, prático e fácil... Ser Igreja é agradar ao Pai Celestial!

 Tudo isso que vemos acima [Características da Paróquia] é Ser Igreja, você se enquadra nisto? Estamos sendo Igreja? 
Para sermos Igreja precisamos tomar alguma atitudes... segue abaixo:

Para sermos Igreja precisamos nos DOAR!
"De ninguém cobicei prata, nem ouro, vós mesmos sabeis que estas mãos serviram para o que me era necessário a mim e aos que estavam comigo. Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar do que receber." (At 20. 32-35)
A verdadeira Igreja está no mundo como luz e sal. A doação é o meio que a Igreja usa para criar vínculos com as pessoas, para ganhar, assim, a autoridade de poder anunciar a mensagem do Evangelho do Senhor Jesus. O que temos doado? a nossa Indiferença? ou o nosso Tempo?

Para sermos Igreja precisamos nos ENVOLVER, SENTIR, EMOÇÃO...

"Então, houve grande pranto entre todos, e, abraçando afetuosamente a Paulo, o beijavam, entristecidos especialmente pela palavra que ele dissera: que não mais veriam o seu rosto. E acompanharam-no até ao navio." (At 20.37,38)
O medo das emoções tem levado o povo de Deus cair no extremo da religiosidade (frieza, esfriamento). Há uma aparência de emoção, às vezes há até um teatro em cima das emoções (falsidade), mas o que rege verdadeiramente os relacionamentos é uma frieza que alguém poderia chamar de "lágrimas de crocodilo".

Liturgia que é sinônimo de vida, tem se tornado muitas vezes, um forma de se domar as emoções. Emoção não pode ser causa (o objetivo), mas também não pode deixar de ser efeito.

A Liturgia nos guia a adoração, a liturgia nos direciona de forma organizada a prestar culto e não engessa a nossas emoções, sentimentos, alma, nem limita o Espirito Santo de Deus.



Conclusão
Uma Igreja Viva e Relevante deixa marcas, não marcas negativas, mas positivas... como casa de Deus, povo de Deus...
A Igreja é dinâmica e isso é evidenciado não pelos seus Ministérios e sim pelos seus frutos.
Não se preocupe com quantidade de culto que você frequenta por semana. Deus não esta preocupado com isto, Ele esta preocupado em fazer você Igreja!

Você esta indo a Igreja ou esta sendo Igreja? 



A sua Igreja (comunidade Cristão, instituição) é o que você é!

domingo, 27 de outubro de 2013





Ser ou Ir?

Quando você ouve a palavra "igreja", do que você lembra? De quatro paredes com uma cruz em cima ou de pessoas? Infelizmente, devido ao ensino equivocado, a maioria das pessoas lembram de um prédio com uma cruz em cima. É fácil verificar isso, basta pedir para uma criança desenhar uma igreja. Pelo desenho que ela fizer será possível reconhecer o ensino que ela recebeu.

O Senhor não nos chamou para frequentarmos a Igreja, o Senhor nos chamou para sermos Igreja. O Senhor deseja que entendamos que não há uma separação entre a vida dentro da igreja e a vida fora da igreja, porque não há limites para essa separação, sendo que você é igreja ou não.

A igreja não é um local, mas sim o corpo de Cristo (Colossenses 1:24). Se a igreja é o corpo, então o Senhor Jesus Cristo é a cabeça (Efésios 5:23). Assim como em um relacionamento entre homem e mulher, os versículos de Efésios 5:23-27 descrevem o relacionamento entre Cristo e a igreja. A igreja é a noiva de Cristo e o Senhor Jesus Cristo se entregou por ela (por nós), a fim de que seja santificada para apresentá-la "a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível." (Efésios 5:27).

Por acaso o seu corpo desobedece a sua cabeça? Obviamente, não. Da mesma forma, não é possível que uma pessoa diga que É IGREJA se não obedecer o cabeça, que é Cristo. Não é aceitável um comportamento perto dos irmãos diferente do comportamento longe dos irmãos. Se isso acontece, hipócrita é aquele que se comporta assim. "O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos." (Tiago 1:8).
Precisamos rever nossas atitudes, as confrontar lembrando as atitudes de Cristo. Jesus pagou os impostos! Jesus não mentiu! Jesus era obediente as autoridades! Jesus era humilde...

Confrontando as nossas atitudes com o caráter de Cristo, descobrimos que ainda precisamos de grandes transformações. Porém, mesmo que seja difícil renunciarmos nossas próprias vontades, não podemos perder o foco nem um dia sequer, porque estamos sendo aperfeiçoados por Deus dia-a-dia.

Ir à igreja é necessário (Salmos 133:1) e SER IGREJA também é essencial. SER IGREJA é obedecer a Cristo em tudo. Não importa onde você esteja, Deus quer você SEJA IGREJA.