Páginas

domingo, 3 de novembro de 2013

QUAL O LOUVOR ACEITÁVEL POR DEUS?

"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem. Deus é espírito, e importa que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade" (João 4:23-24).

Fala-se muito, hoje em dia, sobre louvor e adoração. Muitas polêmicas são lançadas em torno deste tema, e, em vista disso, muita confusão se estabeleceu na mente dos irmãos.
Alguns pensam que louvar a Deus é somente cantar antes do sermão, ceia do Senhor, do evangelismo. É costume nas igrejas existir um período de louvor onde os fiéis entoam hinos e cânticos espirituais. Há alguns que acham que é somente na ceia do Senhor que se pode adorar. Outros dizem que louvar a Deus não tem nada a ver com cantar e sim com o nosso modo de vida.

O que vamos ver hoje não é para aumentar a polêmica e sim procurar respostas sinceras e honestas nas Escrituras, não para defender um ponto de vista, nem para combater algum outro, mas para encontrar o que a Palavra de Deus ensina sobre o verdadeiro louvor ou sobre qual é o louvor aceitável por Ele. Agindo assim, poderemos estar entre aqueles que Deus está procurando ... os verdadeiros adoradores.

Ao observarmos na Bíblia, a história da mulher samaritana, notamos que já naquele tempo havia polêmica com relação à adoração a Deus. Jesus, em poucas palavras, foi ensinando qual seria a verdadeira adoração ...


1- O verdadeiro louvor - 
Quando queremos saber qual o louvor que Deus aceita, surgem perguntas ...

*Qual o lugar que se deve adorar e louvar a Deus? "Nossos pais adoraram neste monte; e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-Me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai" (João 4:20-21).
Não existe um lugar específico para se louvar. O importante é ter verdadeiros adoradores.

*De que forma se deve adorar e louvar a Deus? "... e importa que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade" (João 4:24).
Deus quer ser adorado e louvado em espírito e em verdade. Ele não quer um louvor cheio de formas e tradições ou invenções impostas pelos homens. Ele quer um louvor que saia do coração.

*Verdadeiramente, qual é o desejo do Pai?O Pai está à procura de verdadeiros adoradores que verdadeiramente O louvem. Ele está interessado na adoração e no louvor do Seu povo. Isto não é algo que deveria causar polêmica, mas regozijo entre nós, povo de Deus.

Deus tem encontrado em você um verdadeiro adorador?



2- O prazer de cantar louvores a Deus"Cantarei ao Senhor enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu tiver existência" (Salmos 104:33).

Quando nós estamos adorando a Deus "em espírito e em verdade", nossa adoração se transforma numa linda expressão de louvor.
Tenho aprendido que tenho que louvar ao Senhor ...
a) porque devo...
"Quando, pois, tiveres comido, e fores farto, louvarás ao Senhor teu Deus pela boa terra que te deu" (Deuteronômio 8:10).
"Louvai ao Senhor. Louvai, servos do Senhor, louvai o nome do Senhor" (Salmos 113:1).
O louvor a Deus é ordenado aos homens, é um dever dos Seus servos.

b) porque posso...
"Bom é louvar ao Senhor, e cantar louvores ao Teu nome, ó Altíssimo" (Salmos 92:1).
"Com o fim de sermos para o louvor da Sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo" (Efésios 1:12).
Todo aquele que pertence ao Senhor não somente deve, como também pode louvá-Lo.

c) porque quero...
"Eu Te louvarei, Senhor, com todo o meu coração; contarei todas a Tuas maravilhas. Em Ti me alegrarei e saltarei de prazer (Salmos 9:1-2)."Preparado está o meu coração, ó Deus; cantarei e darei louvores até com a minha glória" (Salmos 108:1).
Nada deveria nos agradar mais do que louvar ao Senhor que nos criou e nos redimiu.


3- O louvor aceitável por Deus
Podemos começar a entender qual é o louvor aceitável por Deus observando as vidas de Caim e Abel... Caim trouxe perante o Senhor do fruto da terra mas... Abel trouxe das primícias do seu rebanho.

Por que Deus se agradou da oferta de Abel mas não da de Caim?
Gênesis 3:21 nos diz ... "E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu" Através deste versículo vemos que Deus mostrou o caminho. Depois da queda, Deus providenciou cobertura para o pecado de Adão. Deus sacrificou um animal inocente, cujo sangue cobriu o seu pecado e cuja pele cobriu a sua nudez. O cordeiro sacrificado é um símbolo do "Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (João 1:29).
Hebreus 9:22 diz que "... sem derramamento de sangue não há remissão."

Nosso louvor é certo quando já fomos lavados pelo sangue do Cordeiro de Deus, o nosso amado Jesus Cristo. É, então, através dEle que oferecemos "... a Deus sacrifício de louvor ..."(Hebreus 13:15).

Assim, como Caim, muitas seitas e filosofias tentam entrar na presença de Deus para adorá-Lo e louvá-Lo de maneiras não aceitáveis por Ele. Muitos de nós, assim como eles, estamos indo por caminhos errados também não aceitáveis por Deus.
Para se louvar a Deus tem que ser por fé, assim como fez Abel. Hebreus 11:4 nos diz ... "Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim ..."
Fé é aceitar a Palavra de Deus e isto a Bíblia nos diz em Romanos 10:17 ... "De sorte que a fé é pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus." A oferta sem sangue que Caim ofereceu foi uma recusa à instrução de Deus.

Deus conhecia o coração de Abel e o coração de Caim. Ele também conhece o seu coração e por isso não basta apenas louvar, é preciso também uma atitude correta de louvor que é expressa no dia a dia através de vidas consagradas ao Senhor e à Sua obra.
Uma linda expressão de louvor não tem nada a ver com palavras faladas, escritas ou cantadas se as mesmas não forem acompanhadas de vidas de fé na Palavra de Deus e na obra do Senhor Jesus Cristo, resultando em vidas que louvam, mesmo que não haja nenhum som.

Será que Deus, olhando no meu coração, encontra uma linda expressão de louvor?



4- O louvor tem que vir do coração
"Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo" (Efésios 5:19-20).
Devemos, então, louvar a nosso Deus de coração. Não pode ser nada forçado nem fingido mas espontâneo e verdadeiro. O louvor depende do grau de intimidade entre o que louva e o seu Deus. Alguém pode louvar de coração sem, contudo, abrir a sua boca, enquanto que outro pode estar cantando com todas as suas forças mas o seu canto não ser um louvor do coração.
O Espírito Santo nos ensina a louvar e agradecer por tudo, até mesmo pelas provações, conseguindo fazer com que nós possamos ver a bênção de Deus em meio à adversidade. O resultado é que ofereceremos sempre a Ele um louvor que vem do coração.



5- O louvor na igreja
"Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria, e entrai diante dEle com canto" (Salmos 10:1-2).
"Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração" (Efésios 5:19).

Creio que, quando o período de louvor é realizado por pessoas consagradas a Deus, com equilíbrio espiritual, com músicas (principalmente do Cantor Cristão) que trazem mensagens de edificação para a igreja, com músicas que trazem mensagens evangelísticas, com músicas que glorifiquem o nome do Senhor, com músicas cujos ritmos são coerentes com o ambiente cristão e com a reverência que devemos ter com o nosso Deus, com instrumentos consagrados a Deus, com músicos consagrados, dotados de bom senso musical e que respeitam os ouvidos e gosto de todos os irmãos, creio que o período de louvor será muito bem-vindo no louvor da igreja.

Resumindo então... vemos que Deus se agrada com os louvores do Seu povo. O louvor expressa a alegria, a gratidão e o amor de um povo que estava sem Deus e sem esperança nesse mundo mas que foi alcançado por Sua graça. O verdadeiro louvor tem que ser autêntico, ou seja, verdadeiro e não fingido... o meu louvor tem ser minha vida! 

Vamos, então, guardar em nosso coração o Salmo 100 que diz ... "Celebrai com júbilo ao Senhor. todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dEle com canto. Sabei que o Senhor é Deus; foi Ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo Seu e ovelhas do Seu pasto.Entrai pelas portas dEle com gratidão, e em Seus átrios com louvor; louvai-O, e bendizei o Seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a Sua misericórdia; e a Sua verdade de geração em geração."