Páginas

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Eu Sou a Luz do Mundo

“Eu sou a Luz do Mundo” João 8.12

A nossa família tem o costume de viajar durante o 
dia, principalmente bem cedinho! Pois para onde formos chegaremos cedo, ou a maior parte da viagem será iluminada pela luz do sol! Existem perigos que naturalmente surgem durante o período escuro do dia.

Da mesma forma, o ser humano corre riscos no que se refere às trevas espirituais e morais. Hoje vamos meditar um pouco que fala de Luz: “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá luz da vida”.

I - EXPLICAÇÃO DE JOÃO 8:12
a. Nessa passagem, Jesus faz Sua afirmação fundamental: “Eu sou a luz do mundo”. E é muito provável que o ambiente no qual Jesus pronunciou essa frase a tenha feito particularmente eloquente e impressionante.

b. João relaciona esses discursos e discussões com a festa dos tabernáculos (João 7:2). 

c. Nela, temos as afirmações de Jesus a respeito de que Ele daria aos homens a água viva.

d. Mas havia outra cerimônia relacionada com essa festa. No entardecer do primeiro dia da festa, havia uma cerimônia chamada a Iluminação do Templo. Acontecia no pátio das mulheres.

e. O pátio estava rodeado por profundas galerias, construídas para dar localização ao público.

f. No centro do pátio, preparavam-se quatro grandes candelabros.

g. Quando chegava o anoitecer, os candelabros eram acesos.

h. E, conforme se contava, os candelabros enviavam um resplendor tão claro por toda a Jerusalém, que todos os pátios da cidade ficavam iluminados por seu brilho.

i. E depois, durante toda a noite, até o cantar do galo na manhã seguinte, os homens mais destacados, mais sábios e mais santos de todo o Israel dançavam perante o Senhor.

j. E entoavam salmos de alegria e de louvor a Deus enquanto o povo os observava.

k. De maneira que, durante a festa dos tabernáculos, o resplendor das luzes do templo iluminava a cidade e transpassava a escuridão de suas praças, pátios e ruas.

l. O que Jesus diz é o seguinte: “Viram que o resplendor das luzes do templo atravessa a escuridão da noite”.

m. Eu sou a Luz do mundo – para o homem que me seguir, haverá luz, não só durante uma noite de festa, mas também durante todo o trajeto de sua vida.

n. A luz do templo é brilhante, mas ao final se debilita e desaparece. Eu sou para os homens a luz que permanece para sempre.


II - O QUE APRENDEMOS DESSA PASSAGEM BÍBLICA?

1. Jesus Cristo é a verdadeira luz.
a) A humanidade teve grandes figuras cheias de sabedoria, verdadeiros gênios, porém ninguém como Jesus. (Sócrates, Platão, Nilton, Santos do Dumont, Robert Kahn – internet, Thomas Edison – Lâmpada)

b) Cristo é luz não emprestada, não derivada. Ele é a fonte da luz.

c) Como o Sol, o Senhor Jesus não reflete a luz de outrem. Ele é a luz e ponto final.

2. A luz nos traz segurança. 
a) A noite é um tempo de perigo. Os ladrões geralmente vêm à noite. A luz do dia nos dá uma liberdade de movimento que não temos nas trevas. (não enxerga)

b) Da mesma forma, Jesus disse que quem o segue não andará em trevas. Isto quer dizer que essa pessoa terá segurança em cada passo que der na vida.

3. A luz elimina a ignorância.
a. O que podemos ver quando estamos no escuro? Nada!

b. Mas quando a luz surge, nossa visão muda! (totalmente). Aquilo que estava envolvido nas trevas vem à tona como realmente é. Tudo se esclarece.

c. Assim, diante da luz (Jesus), nossa vida muda. Até a percepção que temos de nós mesmos se transforma.

d. Nossos desejos e interesses passam a ser outros.

e. Olhamos a vida de uma forma nova e diferente e lembramo-nos do passado com um espírito de amor e perdão.

4. Jesus, a luz, é também vida. 
a. O texto fala de “luz da vida”. Sem vida, não existe nenhuma luz.

b. Deus é o Pai das luzes desde a menor até a maior, seja física, mental ou espiritual.

c. O seguidor de Cristo tem a luz dEle, que é a vida.

d. Essa luz produz vida e a mantém. A vida no seu melhor sentido, que a vida com Deus.

5. A luz é para ser anunciada. 
a. Se Cristo é a vida, se Cristo é a luz da vida e, se com Cristo, as trevas morais e espirituais são dissipadas, temos que anunciar isso.

b. Por isso Jesus disse: “Vós sois a luz do mundo”.

Conclusão:
a. A luz de Cristo não se apaga com os tufões, chuvas, nem apagões da vida.

b. Essa luz não desgasta com o tempo. O combustível que a mantém acesa provém da eternidade. É, portanto, luz que jamais se apaga.

c. Antes de Deus criar o mundo, o que havia era o caos. Mas, para provar que caos e Deus não combinam, a primeira coisa que Deus criou foi a luz: “Disse Deus: Haja luz; e houve luz” (Gn 1:3).

d. Começa-se dizendo que Deus criou a luz. A Bíblia termina dizendo que a luz de Deus tem duração eterna: “Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles[...]” (Ap 22:5).

e. Você já pode dizer “o Senhor é a minha luz”?

f. Jesus não é apenas a luz do mundo. Jesus precisa ser a minha e a sua luz. Provamos isso brilhando por Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário