Páginas

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Marcas de Uma Igreja Doente


Os sintomas nem sempre são claros, mas geralmente confundem. Manifestação dos Dons, Milagres, prodígios e maravilhas são promessas do fim dos tempos, da volta de Jesus e não de uma Igreja Curada!

Falamos muito sobre a Igreja de Cristo e para a Igreja de Cristo. Mas ultimamente tenho visto “líderes”, “pastores”, “apóstolos”, “bispos” cutucando com vara curta a liturgia do Culto, as vestes, sermões, músicas, templos e etc. Comecei a perceber que existe uma igreja (povo/gente) doente, traumatizada, armada, pisando em ovos pelos simples fatos destes acusadores continuarem apontando em vez de apascentando.

Pensando nisto, percebi que todos nós sabemos qual a real função da Igreja. Não estou falando da função espiritual de adorar e exaltar o nome de Deus, mas a função terrena, física... estou falando de atitudes. Uma Igreja doente não é simplesmente o oposto da Igreja saudável. A Igreja doente despreza a pregação do evangelho através do sermão, doutrina e etc. 

Mas como saber se a “minha” Igreja é saudável ou doente? Longe de mim, querer apontar, julgar a Igreja de Cristo! Quero mostrar a você o que a Bíblia nos fala sobre a Igreja de Cristo! Aqui vão alguns sintomas de que a Igreja (mesmo uma que creia na Bíblia, pregue o evangelho e abrace uma boa teologia) está doente.

1- Quanto mais Superficial e Rápido o Sermão Melhor!
Uma das coisas que sempre valorizei em nossa igreja são os sermões. Pois a Bíblia sempre foi o ato central do sermão. Sem temas obscuros e sem segundas intenções, ouvimos sobre o pecado, salvação, cura, libertação, a glória de Deus, provisão, desertos, paixão, cruz, morte, ressurreição de Cristo e etc. Poderia escrever vários temas, mas o que deve ser abordado é o que a Igreja precisa e não o que quer ouvir.
“Logo a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Cristo.” Romanos 10:17

2- Servir ao Senhor sem Alegria!
Tem muita gente que não tem mais interesse em compartilhar a mensagem de Salvação. Não se envolvem mais na obra do Senhor, perdeu o interesse, prazer, alegria... o culto virou uma obrigação. 
“Ah mas todo trabalho tem seus altos e baixos.” “Tem hora que cansamos!” “O meu líder não estava errado!” e Jesus estava errado quando confiou a obra a você? Ore pelo seu líder, ore por mudanças divinas agindo assim, breve, breve, você verá a resposta de sua oração no ministério, na igreja e em você.
“Alegrei-me quando me disseram: Vamos á casa do SENHOR” Salmos 122.1

3- O pastor e a sua esposa não se dão bem.
Não são os desconcertos comuns ou os de estações difíceis que todo casal e família passa. Falo de um casamento frio, sem amor, superficial, sem entendimento, sem cumplicidade. Como a Igreja irá entender que Cristo é noivo e nós somos a noiva se os líderes não vivem como casal?
“...irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.” 1 Timóteo 3:2-7

4- Para Onde Vai O Dinheiro?
A Igreja (instituição) vive dos dízimos e das ofertas e lida com isso de diferentes formas. Aluguel, funcionários, energia elétrica, tarifas de água, taxas, material de limpeza e etc. O crescimento da comunidade também traz consigo responsabilidade.
Mas o maior investimento que os líderes devem é no Povo! Obras Sociais dentro e fora da Igreja, conforto, som de qualidade, departamento infantil qualificado e etc. Jesus operou milagres no povo e para o povo e não no prédio ou instituição.
"Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber." Atos 20:35

5- Exímios Líderes [ou não!]
Líderes que nunca erram, jamais estão enganados e que não aceitam sugestões (absolutos) estão guiando a Igreja segundo o seu entendimento (ou talvez interesse) não para a glória de Cristo. Jesus não excluiu as mulheres, crianças, enfermos, pecadores, endemoniados... pelo contrário Jesus curou, tratou, libertou... não excluiu ninguém! Como anda a sua liderança?
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." Mateus 11:28-30

6- Missões pra que?
Um bom sermão, com unção e estudo da Palavra inspira a Igreja(Nós) a compartilhar o evangelho com aqueles que não ouviram ainda. O Ide não são eventos gigantescos ou trazer cantor famoso isso pode até conquistar almas. Mas a Igreja precisa incentivar os membros a evangelizar através do testemunho, obras, eventos, estratégias evangelísticas e investir nos missionários. Como a Igreja irá viver o IDE dentro de 4 paredes?
“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” Marcos 16.15

7- Música ou Louvor?
O que tem sido tocado nos Cultos são louvores ou Música? Aparentemente, a grosso modo pode parecer a mesma coisa mas o Ministério de Louvor não é banda, não é um simples conjunto musical. O compromisso é muito maior que uma boa música! Levar a congregação a adoração de forma que agrade a Deus. As músicas são selecionadas e inspiradas por Deus e não pela banda do momento, pela moda ou porque serve de “auto ajuda”. O louvor que você tem cantado no Culto é para você (seu ego) ou para glória de Deus?
"Eu te louvarei, Senhor, de todo o coração; diante dos deuses cantarei louvores a ti.
Voltado para o teu santo templo eu me prostrarei e renderei graças ao teu nome, por causa do teu amor e da tua fidelidade; pois exaltaste acima de todas as coisas o teu nome e a tua palavra." Salmos 138:1-2

8- Sermão? Pregação?
A ministração da Palavra de Deus é fundamental no Culto é um momento precioso de meditação da Palavra de Deus. Infelizmente em alguns templos isso não mais acontece e quando acontece leva no máximo 10min. Vejo púlpitos virando palco de show, sendo compartilhado demais com pessoas despreparadas ou substituem por testemunhos, milagres e libertações. Ou esteja acontecendo justamente o oposto... púlpito exclusivo! Nunca muda, ninguém prega a não ser “ele”! Uma pregação enfadonha, sem vida, sem unção, mesma temática, mostra claramente a falta de preparo (espiritual ou acadêmico). A Bíblia foi-nos dada por Deus para meditarmos, desfrutarmos e vivermos. Tem sermão na sua Igreja? Edifica ou empolga? Transforma ou acomoda? 
"Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos." Salmos 119:10-12

9- Não faz diferença!
Cultuar a Deus de forma livre é um privilégio. Adorá-lo é nossa obrigação! Mas pode acontecer imprevisto que nos impeçam de comparecer ao Culto naquele dia. Podemos louvar a Deus onde estivermos e como estivermos. Mas congregar é importante! Você tem sido importante em sua Igreja? Você faz falta? Não falo de números, 80, 90, 100 membros e sim da pessoa. Você faz falta quando não vai ao Culto? Se a Bíblia diz que somos um só corpo, como pode um corpo ser saudável sem um membro?
“Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.” Romanos 12:4-5

10- Porão Sujo Demais!
Percebo que as Igrejas doentes muitas vezes têm uma prática que as pessoas que expõem os problemas da própria Igreja, “mexem nos nossos problemas, é quem tem problemas!” Pode ser um pastor que não sabe pregar, um líder em relacionamento ilícito, o ministério do louvor que nunca fica para ouvir o sermão, um líder que que ordena e intimida. Existem problemas (doenças) que precisam ser tratados em sigilo. Preservando a privacidade e a moral da pessoa. Mas isso não é desculpa para fazer vista grossa naquilo que podem ver claramente. Você tem liberdade na Igreja para se expressar? Dar opinião? Trazer solução?
"O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Provérbios 28:13


Que Culto a sua Igreja tem oferecido a Deus?

O que exala nele, o Bom Perfume de Cristo ou doença?


Deus não está olhando a sua carteira, carro, curriculum, o tamanho da sua fé, nem a hora ou dia certo do Culto... Ele diz: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” João 4:23-24

Procure um lugar onde o verdadeiro evangelho é pregado, a Graça é abundante, a oração é importante. Assim verdadeiramente você será apascentado, feridas saradas, passado apagado e vida transformada.

Marcel RMSS

quinta-feira, 23 de abril de 2015

A Identidade de Jesus

Vivemos um tempo intenso e edificante na Paróquia Betesda. Durante a Quaresma meditamos sobre a verdadeira identidade de Jesus. Gostaria de compartilhar algumas mensagens que ministrei durante este tempo. Que estas mensagens possam ser usadas por Deus para falar ao seu coração. 







A Identidade de Jesus

“35. E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado. 36. E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos. 37. E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. 38. E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? 39. E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. 40. E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? 41. E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?”
Marcos 4:35-41

Em algum momento você já se perguntou quem é Jesus?
Como Ele era?
O que você pensa dEle?

O interessante é que todos os dias ouvimos pessoas falarem de Jesus com uma intimidade chocante! As pessoas da igreja insistem conosco para que desenvolvamos um relacionamento com Cristo.

Nos cultos, cantamos de Seu Amor, Milagres, Maravilhas... de forma íntima! Chegamos ao ponto de memorizar até os 34 milagres específicos de Sua vida, mas não vivemos o impacto dos milagres. Alguns estão há tanto tempo na casa de Deus e mesmo assim não conheceram de forma real a Cristo.

Uma pesquisa realizada nos EUA, sobre uma perspectiva de como seria Jesus, revelou que 84% dos americanos O consideram como o filho de Deus, e que Ele era sem pecado, corajoso e emocionalmente equilibrado, fisicamente forte, atraente, prático, caloroso e aceitável. O fato é que o mundo moderno descaracterizou a Cristo.

Hoje há uma tentativa de enquadrar Cristo nos padrões do mundo. Algumas dessas tentativas são:

1.      O Jesus Asceta: (Pessoa que possui um modo de vida austero e/ou dedica-se à perfeição espiritual.) essa foi a inspiração para gerações de monges e eremitas. Eles não O veem diferente de João Batista, já que também Se vestia com pele de camelo, usava sandálias ou então andava descalço, mastigava gafanhoto com evidente prazer e, ao mesmo tempo, renunciava aos prazeres da mesa e a desfrutar as alegrias da criação de Deus. Digo a vocês que seria difícil conciliar esse retrato com a crítica de contemporâneos de que “Ele veio comendo e bebendo”.
2.      Jesus, o Pálido Galileu: essa imagem foi perpetuada na arte medieval e em vitrais. Um Jesus com auréola celestial e uma compleição incolor, os olhos voltados para o céu e os pés sem sequer tocar o chão. Uma visão contrastante da ideia de um Jesus fraco, sofredor e derrotado. (impotente no mundo)
3.      Jesus, o Cristo Cósmico: Aqui Ele é apresentado como Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Aquele que domina tudo, que mora no Céu, mas que é alienado do mundo. Vemos aqui um deísmo inveterado. (Acredita em Deus mas não acredita em sua interferência, nem sua autoridade nas práticas religiosas).
4.      O Mestre do Senso Comum: Esse é o Cristo construído pelos iluministas. Um Deus inteiramente humano e nada divino. Ele é simplesmente um mestre moral, um guia popular.
5.      O Festeiro Gospel: Entre os músicos do século atual (que se dizem levitas), temos o Jesus que passa o tempo todo cantando, dançando e em festas. Desta forma, captam algo da jovialidade de Jesus, mas também de alguém que não leva a sério a Sua missão.
6.      O Jesus Cristo Superstar: Esse Jesus é retratado como uma celebridade desiludida. Aquele que entrou em Jerusalém achando que era alguma coisa, mas que no Getsêmani já não tinha tanta certeza assim.
7.      O Jesus Negociador: Esse é o Deus fundador dos negócios modernos. Pinta-se Jesus como um garoto propaganda, bronzeado e musculoso, simpático, jovial e sociável. Apresentam-nO como um líder de ardente comunicação, cuja vida inteira foi uma história de conquistas e realizações e cujos ensinamentos enfatizavam os segredos do sucesso nos negócios.
8.      O Jesus Economista: Pode parecer brincadeira, mas muitos O colocam como um economista político de primeira classe, o qual, entre outras coisas, recomendou a distribuição igualitária.
9.      O Jesus Capitalista: Essa é a imagem de Jesus que promoveu a livre empresa, o investimento e a conservação.
10.   O Jesus Socialista: O Deus dos pobres, sem-terra, sem emprego, que enfrentou os burgueses da época com suas idéias e atitudes.
11.   O Jesus Revolucionário: Fidel Castro (de Cuba) assim O denomina por ter trazido ideias contrárias ao sistema vigente da época, e muitos ainda tentam retratá-lO como tal.
12.   Jesus, o Lutador da Liberdade: Um guerrilheiro urbano. Um “Che Guevara” do primeiro século, cujo gesto mais característico era virar as mesas dos mercadores e expulsá-los do templo com um chicote.
13.   Jesus, o Carpinteiro: é verdade que esta foi sua profissão até os 30 anos. Portanto, Ele poderia ser considerado o Sr. Carpinteiro (O melhor, Esperte), o Jesus da Palestina, mas essa não era a Sua missão.
14.   Jesus, o Mágico: essa é uma forma consciente e moderna de se ver ou analisar livremente os milagres. Os defensores dessa ideia dizem que quando foi para o Egito, Jesus Se tornou especialista em mágica.

São Quatorze formas diferentes de pensar acerca de quem é Cristo! Todas essas são figuras oposta ao verdadeiro Cristo. A principal razão para toda traição ao verdadeiro Jesus é que nós ouvimos com exagerada deferência a moda contemporânea ao invés de escutarmos a Palavra de Deus.

Não foi diferente com os discípulos. Em meio à idolatria que O cercava no caminho para Cesárea de Felipe, diante de altares ao deus Pan, Jesus questiona: “Quem diz o povo ser o Filho do Homem?” (Ler Mateus 16: 13-17) Ele mesmo faz uma autodescrição de quem Ele é. Não precisamos recorrer aos biógrafos seculares para entender Sua real identidade.

Ele mesmo mostra as Suas credenciais ao dizer “EU SOU”
·         EU SOU Deus – para o incrédulo, idólatra
·         EU SOU a luz do mundo – para os que estão nas trevas do pecado
·         EU SOU o pão da vida – para os que têm fome
·         EU SOU a água da vida – para os que têm sede
·         EU SOU a videira verdadeira – para aquele que deseja produzir bom fruto
·         EU SOU o caminho – para o desorientado
·         EU SOU a verdade – para o cético (o racional = quem não se envolve com o espiritual)
·         EU SOU o bom pastor – para a ovelha perdida e que está longe do aprisco
·         EU SOU o Salvador – para os que estão sem esperança
·         EU SOU a ressurreição e a vida – para os mortos e os que têm medo da morte
·         EU SOU Santo – para o que é impuro e pecador
·         EU SOU o Alfa e o Ômega – para os ansiosos Ele ainda continua a perguntar: “Que pensais vós de Cristo?”


Quando temos uma visão clara de quem é Cristo, Deus revela melhor os Seus planos, e a identidade de Cristo é implantada  em nós. A esse processo chamamos de justificação. Durante este ano, na última quarta-feira de cada mês, teremos um vislumbre verdadeiro da caracterização que a Palavra de Deus faz acerca de Jesus Cristo. Você não pode perder. Você não pode deixar de conhecer o Grande EU SOU.