Páginas

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

HÁ UM RIO

Salmos 46.4-7 / Ezequiel 47.7-12

Introdução: Em Jerusalém havia um tanque de água que se chamava Betesda. O evangelho de João capítulo 5 diz que de tempo em tempo, descia um anjo do céu e movia as águas deste tanque. No tanque de Betesda, é o lugar onde Jesus encontrou um homem que sofria a 38 anos de sua enfermidade, 38 anos esperando nesse tanque que alguém o lançasse, mas, não aconteceu.
Muitas pessoas que estão dentro da igreja, (e isso é o que precisa mudar urgentemente) parecem com este tanque de Betesda. De vez em quando vem um mensageiro e move as águas, prega uma palavra, e ele sai com vida dos cultos, cheio de fé e entusiasmo. Porém, não passa de algo esporádico, um evento que veio e se foi. Isso é um resumo dos nossos cultos em muitos lugares espalhados pela terra. Milhares de pessoas buscando algo verdadeiro, porém não conseguem viver a consistência do evangelho verdadeiro. Fazem do culto apenas um lugar de encontro, de desfile de roupa e querem ouvir uma pregação que lhe agrada os ouvidos. Porém se esquecem que o culto não é para eles, mas para Deus. Por isso saem vazios ou quando são tocados por Deus aquele avivamento não permanece.

1 – Existe um Rio. (Salmos 46:4)
No livro de Ezequiel 47 o profeta viu um Rio que descia do trono de Deus e esse Rio tinha vida e esse Rio visita as águas do Mediterrâneo – Fazendo uma pesquisa mais profunda nas raízes Hebraicas – Para saber o que exatamente o profeta queria dizer quando afirma o versículo 8 “Estas águas entram no mar morto e ficará saudável…”
Este Mar Morto fica no Mediterrâneo, e está a 400 metros abaixo do nível do mar – Este rio é tão salgado que não há nenhum ser vivo ali, as pessoas flutuam. Não há vida neste rio. E o profeta afirma que entrando este Rio vindo de Deus, neste rio morto, aquelas águas ficam saudáveis. Tudo que entrava no rio de Deus vive!
Não é um RIO qualquer, o Espírito Santo está querendo que nós entendamos, que o Rio que ELE vai fazer passar por aqui é uma torrente poderosa e que ninguém poderá resistir! Você está pronto para mergulhar neste RIO quando ELE passar? Jesus falou deste Rio – Jo 7:37-39a – Jesus compara o Espírito Santo a um Rio que flui seu interior.
Na Bíblia, o Espírito Santo se revela de diferentes formas:
·         O Espírito Santo veio em forma de pomba sobre Jesus – Mc 1:10;
·         Como fogo, vento - At 2:2,3
·         Como chuva tardia, como azeite, como Rio, uma nuvem que Israel seguia no deserto.
Não importa como Ele se manifesta, sabemos que é o mesmo Espírito! Às vezes vemos as pessoas chorando na hora das ministrações, outros ficam prostrados, outros sentem como uma brisa que toca seu rosto. Há um Rio, que corre e todos devem beber desta água viva. Crer em Jesus te leva a uma fonte de água. Ter sede do Espírito Santo te leva ao seu Rio.

2- Existe um Rio cheio de vida.
É um Rio que tem o poder curador para que todos os que entrarem nesse Rio receba vida. Ele traz cura, milagres, tem o poder de multiplicação, traz abundância. Nesta noite o Rio de Deus irá passar por nós e nos levará a outro nível. A multiplicação não é uma estratégia, a multiplicação é resultado deste Rio. O Salmo 23 diz que o bom pastor leva suas ovelhas ao Rio de águas tranqüilas, porque lá elas se multiplicam. Quando você está no Rio de Deus, tudo prospera. (Salmo 1.1-3).
Você crer que Jesus quer te levar a fonte? Ele é a fonte! Mas você precisa ter sede! Mas sabe o que é ter sede? É um desejo insaciável, que não se detêm. Isso é sede!
Este Rio te mantém cheio de vigor todo o tempo e o tempo todo, porque quando você está plantado junto ao Rio, durante todo o ano estará cheio de vigor. Deus transformará o seu tanque em um Rio.

3- Existe um Rio cheio de vida, vou me lançar nele - Ez 47
O texto nos diz como o profeta entrou no Rio – A cada mil côvados Ele chamava o profeta a um nível mais profundo. Este profeta começou caminhando 450 metros, algumas pessoas começam caminhando como este Rio, mas dão 10 passos e voltam atrás, DESISTEM. Caminhar com as águas pelos tornozelos não é fácil. Ele caminhou quase meio quilometro. Isso significa caminhar com o Espírito Santo. O Plano de Deus é que você tenha um caminhar com Ele até chegar a um nível mais profundo.
Ter tempo de comunhão diária com Deus, representa águas pelos joelhos. Não é orar apenas um dia, não é orar uma semana, ou antes de alguma decisão, ao acordar ou para dormir. Devemos orar, porque amamos a atmosfera divina, porque dependemos Dele, porque amamos  a Ele, sabemos que a sua presença nos basta.
O profeta andou mais mil côvados e as águas davam nos lombos. Águas nos lombos significa força, é um nível que você precisa usar mais força. Força de vontade, ter atitude, persistência.
No próximo nível o profeta precisou passou nadando. Nadar em um Rio é diferente de nadar em uma piscina, as águas do rio te levam. Não é mais você que conduz, mas é um nível de rendição total. Não é um rio manso, mas, uma torrente de águas corredeiras. E este Rio, se chama Espírito Santo. Ele quer nos levar a ter mais intimidade com Deus.

Conclusão
Você não pode dizer a Ele o que fazer, Ele te diz o que deve fazer. Se reder a esse Rio. É como a águia, ela quando quer subir as alturas, não fica batendo as asas, se esgotando, usando suas forças, ela busca a corrente do vento e quando a encontra se rende e é levada as alturas. É hora de se render e deixar o Rio te levar. Assim como o vento sopra onde quer, você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito”. João 3:8.
Hoje não existe mais aquele tanque de Betesda, mas Paróquia Betesda que tem sido o Rio de Deus em Olinda, você esta disposto a viver milagre? Prodígios? Maravilhas? Mergulhe neste Rio... Experimente águas mais profundas’.

* ESTUDO 02
Semana de Imersão 24 a 29 de Outubro de 2016
Vivendo em Plenitude - Paróquia Betesda IEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário